Relógio carbônico

Blog monitorado

Monitoramento de terremotos

O sol hoje! clique aqui.

sun

Clique e veja a lua

moon

Clique e veja nosso planeta.

eart

TRADUTOR

Arquivo do Blog

Parceria

QUÍMICA PERIÓDICA

EDUCADORES MULTIPLICADORES

Rádio Ciências aqui!!!

O eclipse lunar desvendado.

Depois de observar o eclipse lunar na última quarta feira - 20 de Fevereiro, vamos agora desvendar os mistérios deste fenômeno que tanto desperta curiosidade.
O eclipse lunar nada mais é do que um alinhamento SOL-TERRA-LUA, dos 3, só o sol é uma fonte de luz primária - corpo luminoso - este, por sua vez emite luz que ao atingirem a terra, que é um corpo opaco, produz umbra e penumbra, devido a fonte de luz ser extensa,daí em diante temos que em um momento, a lua que estava iluminada pelo sol(lua cheia) entra na penumbra passa pela umbra e por fim passa novamente pela penumbra, finalizando o fenômeno.
Basicamente é isso que chamamos de elipse lunar. (veja a figura)

Porém, não é apenas esta observação que fazemos durante um eclipse, pois, os mesmos guardam surpresas, por exemplo, podemos observar a variação de cor do satélite, que na última quarta feira apresentou-se alaranjada devido uma participação da nossa atmosfera que "filtra" os raios de luz do sol por refração, que de tal forma, as baixas frequências, próxima ao vermelho e ao alaranjado, sofrem desvio e mergulham no cone de umbra projetado pela terra a partir sol. Sendo assim, cientistas podem fazer uma avaliação dos gases presentes na atmosfera da terra, é como se tivéssemos um raio X da atmosfera no que se diz respeito a concentração de dióxido de carbono, principal agente responsável pelo efeito estufa.
Como bom observador do céu vale a pena fazer anotações e verificar as fases dos eclipses, comparar com os outros que já ocorreram e extrair conclusões, não custa nada ser curioso. Para o ultimo eclipse tivemos estas observações:



* P1 - Entrada da Lua no cone de penumbra da Terra: 21h35min (Brasília)
* U1 - Entrada da Lua no cone de umbra da Terra: 22h43min (Brasília)
* U2 - Início do eclipse total (Lua inteira dentro do cone de umbra da Terra): 00h01min (Brasília)
* U3 - Fim do eclipse total (Lua começa a sair de cone de umbra da Terra): 00h26min (Brasília)
* U4 - Saída da Lua do cone de umbra da Terra: 02h09min (Brasília)
* P4 - Saída da Lua do cone de penumbra da Terra: 03h17min (Brasília)
observe a figura para analisar.




Agora é só esperar o próximo eclipse e anotar as observações.

0 comentários:

Postagens populares

Seguidores