Relógio carbônico

Blog monitorado

Monitoramento de terremotos

O sol hoje! clique aqui.

sun

Clique e veja a lua

moon

Clique e veja nosso planeta.

eart

TRADUTOR

Arquivo do Blog

Parceria

QUÍMICA PERIÓDICA

EDUCADORES MULTIPLICADORES

Rádio Ciências aqui!!!

ALUNOS DESENVOLVEM FORNO SOLAR DE BAIXO CUSTO NA UFRN



Alunos do Curso de Graduação e da Pós-Graduação em Engenharia Mecânica da UFRN, coordenados pelo progfessor Luiz Guilherme Meira de Souza, desenvolveram um forno alternativo de baixo custo para ser utilizado no cozimento de pães, bolos e pizzas, que foi construído a partir de um pneu usado. O projeto é tema de dissertação de mestrado e foi apresentado no Congresso Ibero-americano de Energia Solar realizado este ano, na Espanha.

Aproveitando a energia que vem do sol, o fogão transforma a radiação solar em calor para o preparo de alimentos, contribuindo para a preservação da natureza, possibilitando a redução da emissão de dióxido de carbono à atmosfera e assim reduzindo as concentrações deste gás no efeito estufa.

Os testes mostraram que o novo forno apresenta eficiência superior a de vários outros tipos de fornos tipo caixa. Entre 10h e 14h, a temperatura média interna chega a 93,3°C, o que propicia assar alimentos com uma defasagem de tempo menor em relação ao forno convencional a gás.

Para a confecção do forno solar foi utilizado um pneu de 0,67m de diâmetro por 0,20m de altura. Também foi colocado um compósito à base de gesso, EPS triturado e cimento recobrindo a concavidade e o fundo do pneu. Todo o interior do forno foi pintado com tinta preto fosco para uma melhor absorção da radiação solar. Um vidro plano transparente de 3mm de espessura foi colocado na cobertura e sua estrutura foi confeccionada a partir de uma sucata de cadeira com rodízios, apresentando movimento giratório para facilitar o manuseio do forno.

O custo médio para a confecção do forno é de cento e cinqüenta reais e seus idealizadores pretendem difundi-lo em comunidades carentes, ensinando à população a construí-los.



Fonte: Agecom

0 comentários:

Postagens populares

Seguidores