Relógio carbônico

Blog monitorado

Monitoramento de terremotos

Image and video hosting by TinyPic

O sol hoje! clique aqui.

Clique e veja a lua

Clique e veja nosso planeta.

Tempo

OBA

TRADUTOR

Arquivo do Blog

Parceria







Tirinhas de Física

Category: 0 comentários

Gelo e água são as mesmas substâncias, porém, o gelo flutua em água. Qual é a explicação para este fenômeno?


"A densidade é uma propriedade específica de um material qualquer, isto significa que se entes físicos apresentam diferentes densidades, então são estruturas totalmente diferentes." Esta é uma informação que de vez em quando agente ouve, sabe-se que não é bem assim. Veja a pergunta acima! Nela afirmamos que água e gelo são estruturas idênticas, quimicamente falando, no entanto, quando temos água e gelo em um mesmo recipiente observamos que o gelo flutua em água, dessa forma, o mesmo apresenta densidade menor do que a densidade da água, certo? Mas, sabemos também de que se tratam de substâncias,e o mais legal, substâncias iguais, mas que apresentam densidades diferentes, acabando com a afirmação de início do artigo, agora basta saber por que se dá esta variação de densidade na água, respondendo isso agente responde a pergunta acima. Então vamos lá,rumo a química.
As mléculas de água no estado sólido formam uma estrutura hexagonal e aberta, com espaços vazios em seu interior, estes espaços vazios não existem no líquido, que não apresenta um arranjo organizado,assim o gelo irá apresentar um volume maior do que o do líquido, para comprovar isso, basta encher uma garrafa com água e colocar no refrigerador, você perceberá que o volume no interior da garrafa irá aumentar, comprovando o que já foi dito. Agora é só pedir ajuda a matemática, qunto maior o volume, menor é a densidade, logo, o gelo é menos denso que a água e dessa forma irá flutuar em água.
Para comprovar o que foi dito acima, basta observar o formato dos flocos de neve, eles tem um formato hexagonal, da mesma forma que a molécula de água assume quando está no estado sólido.

Eu e as Ciências!


Neste momento pensei em fazer um texto diferente, um texto que fala de minha trajetória, para aqueles que não me conhecem bem passarem a ter uma visão de quem realmente eu sou, aproveitei o espaço do blog CIÊNCIAS AQUI!!!para mostrar para você quem é realmente o autor do blog e o que ele realmente faz da vida.
Sou uma pessoa simples, venho de família simples e na minha vida sempre gostei de desafios, de quebra - cabeças mesmo!, sempre fui curioso para saber como funcionam as coisas a meu redor, estudei em escola pública e em função disso, tive muitas dificuldades em repor tais conteúdos que eventualmente poderia precisar para minha vida futura,terminei de estudar o ensino médio em 2001 e de cara enfrentei o meu primeiro vestibular na área de ciências exatas pela UERN(Universidade do Estado do Rio Grande do Norte), passei, e cursei 4 anos de faculdade, o curso era o de CIÊNCIAS COM HABILITAÇÃO EM MATEMÁTICA-LICENCIATURA, ora, a opção por este curso era a de que percebi que tinha uma vocação para ensinar, o que já fazia em horas vagas em minha casa, pois, dava aulas de reforço para alunos e colegas do ensino médio, minha especialidade era a matemática a química e a física, estas que me fascinam a cada dia que passa, no entanto, achava que não tinha uma base para enfrentar um desses cursos e encarei, como já foi dito, o curso de matemática, que pegando carona nas palavras de Newton, foi o meu apoio para chegar até aqui, tive que me apoiar em ombros de gigantes(matemática) para passar a entender a natureza dos fenômenos físicos e químicos que tanto me fascinam, foi isso que fiz, terminei o curso de Ciências com habilitação em matemática na espera de um dia ou cursar física ou química, aquele que viesse primeiro. Enquanto cursava CIÊNCIAS COM HABILITAÇÃO EM MATEMÁTICA,na cidade de Patu RN(me deslocava de Martins até Patú em condições horríveis,arriscando todo dia a minha vida em um ônibus em péssimas condições), arrumei um emprego de professor em uma escola particular da minha cidade(COLÉGIO EFETIVO),ainda trabalho no mesmo estabelecimento atualmente,lecionando: Física, Química, Matemática e ciências, disciplinas estas que eram distribuídas, e ainda são, na cidade de Martins RN e Umarizal RN.
Foi ai que em um certo dia alguém(um aluno, não lembro)me fala que a UFRN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte)abre vagas para os cursos de Física e Matemática justamente em Martins(polo)onde eu moro, pertinho de mim, foi como se a ciência e o conhecimento viesse me auxiliar, não deu outra! fiz logo a inscrição para prestar o meu segundo vestibular, agora com um gostinho diferente ,pois, agora estava pertinho de desvendar 1/10000000 do que é a natureza e como ela realmente funciona no intuito de formar e informar aqueles que um dia irão ser amantes das ciências como eu sou, e estas pessoa são os meus alunos, cujo mesmos, considero como meus filhos e filhas, nessa embolada e pegando carona com a tecnologia da informática criei este blog, que parece ser novo porém é um pouco antiguinho, pois ele passou recentemente por uma pequena reforma, no entanto, o objetivo do mesmo está em contactar os meus antigos alunos e informar tudo o que rola no mundo das ciências.
E aqui estou eu dinovo, como aluno do curso de FÍSICA a distância pela UFRN, visando buscar conhecimento a cerca do que desejo, com um único objetivo O DE TRANSMITIR O QUE APRENDI PARA AQUELES QUE UM DIA PODERÃO SER OS CIENTISTAS DO FUTURO, e é assim que escrevemos a nossa história e temos a certeza de que os homens morrem, porém outros ficam vivos para sempre no coração de pessoas.
Category: 3 comentários

Seja um bêbado culto.


1 - O que acontece com o corpo? Conhece a história do "bateu, levou"?Ressaca é isso. Uma resposta do organismo a uma agressão que sofreu. Funciona assim: o corpo gasta glicose para metabolizar o álcool. Glicose é açúcar, açúcar é energia. Resultado: A gente fica fraco e sonolento. O excesso de álcool também inflama o aparelho digestivo, faz a cabeça doer, provoca náuseas, vômitos e aumenta a sensibilidade à luz. Enfim, ressaca só não dá pereba.


2 - Por que a dor de cabeça é insuportável? O álcool desidrata o corpo, do dedão do pé ao cérebro. Da seguinte maneira: o etanol inibe a produção do hormônio antidiurético, e sem ele a gente faz muito mais xixi. Engoliu cuspe, pronto: é hora de ir ao banheiro. Portanto, a cabeça dói porque os neurônios sentem sede, literalmente.


3 - Isso mata ou só é chato pra burro? A menos que você queira se jogar do 76º andar, ressaca não mata. Todos os sintomas desaparecem em 24 horas. Mas alto lá: se você ficar de ressaca todo dia, também pode acabar com gastrite, pancreatite, cirrose. Aí, sim, não vai durar muito.


4
- Por que a ressaca só aparece no dia seguinte? Porque é durante o sono que o corpo do bebum trabalha para absorver todo aquele álcool que ele botou para dentro. De manhã, com o serviço feito, é hora de disparar os sintomas desagradáveis.


5 - Qual a diferença entre ressaca e coma alcoólico? A quantidade de etanol que o camarada bebeu. Até determinado ponto, ele vai sentir dor de cabeça, vomitar, se arrepender e depois fica tudo bem. Além desse ponto, a taxa de açúcar no sangue cai! drasticamente; o coração pode parar de bater devido à inibição que o álcool produz nos centros nervosos do cérebro responsáveis pelos batimentos; o camarada perde a consciência. Resumindo, é encrenca da grossa.

Antes da farra - A preparação.

6 - Beber de barriga vazia é pior? Muito pior. Ter comida na pança significa que o etanol não estará sozinho na corrida da digestão. O organismo vai dividir as energias entre as duas tarefas, e isso tornará mais lenta a entrada do álcool na corrente sanguínea.


7
- Mas comer o que? Chuchu, rabada, macarrão? De preferência, alimentos ricos em sal e gordura. Castanha, amendoim, queijo e, para extrapolar, salaminho. "O sal e a gordura estimulam a secreção de substâncias estomacais que protegem o estômago do álcool", avisa a nutricionista Cynthia Antonaccio.


8
- Tomar uma colher de azeite antes de enfiar o pé na jaca ajuda? Azeite também é gordura, portanto ajuda. Então pegue a sua colher de azeite, despeje-a num prato, adicione sal e mergulhe pedaços de pão na mistura. Isso mesmo, igualzinho ao que você faz com o couvert do restaurante.


9
- A propaganda diz para tomar um Engov antes e outro depois. Não pode ser dois depois? Até pode. Um ou dois antes é que não adianta nada.Ainda não inventaram remédio que previne contra a ressaca. Tudo o que existe apenas dribla os sintomas. O Engov tem hidróxido de alumínio, que alivia os males digestivos; tem AAS, que é um analgésico; e tem cafeína, que contrai osvasos sanguíneos dilatados pelo álcool e, assim, diminui o mal-estar.


10 - Me disseram que a ressaca de vinho é a pior de todas. Confere? Não. As bebidas com teor alcoólico mais alto - destilados (uísque, vodca, pinga) - é que provocam maior estrago. Elas são absorvidas mais rapidamente pelo corpo. Por dedução lógica, os fermentados (vinho, cerveja) fazem menos mal, certo? Cuidado: tudo gira em torno da quantidade.


Durante o porre - Controlando os riscos
11 - Então, o que eu faço para acordar legal amanhã? O truque é simples e eficiente: intercale um copo d'água entre dois de birita. A água é o verdadeiro santo remédio anti-ressaca. Ela reidrata, dilui o álcool e facilita o trabalho dos rins e do fígado.. Sem dizer que também empanturra. Numa pança cheia d'água cabe menos pinga. Trocar a água por suco ou refrigerante também pode. Essas bebidas são ricas em carboidratos, que viram energia e ajudam a metabolizar o álcool.


12 - O camarada que fuma enquanto enche o caneco vai ter uma ressaca mais branda? Pelo contrário, álcool e fumo formam uma dobradinha mais perigosa do que Caniggia e Maradona na Copa de 90. Quanto mais nicotina, menos oxigênio no sangue e mais rápido se dá o processo de intoxicação. O dia seguinte - planos de contingência.


13
- Danou-se. Acordei de ressaca. Por que o gosto de cabo de guarda-chuva na boca? Por causa da desidratação. A boca fica seca e o paladar capta o sabor ácido das substâncias que o estômago despeja para processar o álcool.


14
- O que é melhor comer nessa hora? Alimentos de fácil digestão para não estressar ainda mais o organismo, já detonado pelo esforço de processar o álcool. Os campeões: frutas, para reidratar e repor as vitaminas, e pão, batata e massas, para obter glicose rapidamente e fornecer energia ao corpo.


15
- Correr para a academia e malhar feito um louco ajuda? Falou, Superman. O pobre-diabo do manguaceiro não tem forças nem para ir ao banheiro, quem dera para correr na esteira. E, para fazer exercício, o corpo precisa de glicose - a mesma que está sendo usada na recuperação pós-pé na jaca.


Vai querer dividir?
16 - Já sei, vou continuar bebendo? Esse é o truque do alcoólatra. Ele "rebate" a ressaca com outro porre. Funcionar funciona, porque se popô de bêbado não tem dono, até parece que ele vai perceber que está de ressaca. Se essa é a sua saída, procure os Alcoólicos Anônimos.


17- O que eu faço pro meu quarto parar de rodar? Repouso. Mantenha a luz apagada, cortinas fechadas e fique deitado. A ressaca aumenta a sensibilidade à luz. Aproveite o momento introspectivo para fazer a mais clássica das promessas: "Nunca mais vou botar uma gota de álcool na boca". Ressaca tem que terminar com uma baboseira dessas.



FONTE: http://rumoaoriso.blogspot.com/

ENVIE UM EMAIL PARA O BLOG CIÊNCIAS AQUI!!!

Quem sou eu

Minha foto

Sou professor da rede privada de ensino lecionando as disciplinas Física, Química, Matemática e Ciências no COLÉGIO EFETIVO/MARTINS - RN. Graduado em Ciências com habilitação em Matemática - Licenciatura Plena - pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN -, graduado em Física - Licenciatura Plena - pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Professor de Física aplicada a radiologia, física aplicada ao petróleo e gás e Desenho técnico de cursos técnicos ministrados pela CENPE cursos, unidade Patu RN

Postagens populares

Seguidores