Relógio carbônico

Blog monitorado

Monitoramento de terremotos

Image and video hosting by TinyPic

O sol hoje! clique aqui.

Clique e veja a lua

Clique e veja nosso planeta.

Tempo

OBA

TRADUTOR

Arquivo do Blog

Parceria







Corrente alternada e corrente contínua


Todos nós já nos questionamos sobre a diferença entre Corrente Alterna e Corrente Contínua.
Pois bem, neste post vou explicar de uma forma resumida e esclarecedora qual a diferença entre estes dois tipos de corrente:

Corrente Contínua ou Corrente Galvânica - Aparece com as abreviaturas CC (de corrente contínua) ou DC (do inglês direct current).
É a corrente que circula num só sentido, daí o nome de contínua. Ou do pólo positivo para o pólo negativo se considerarmos o sentido convencional da corrente, ou do pólo negativo para o pólo positivo se considerarmos o sentido da corrente dos electrões. Este tipo de corrente é encontrada nos dispositivos que têm dois pólos, um negativo e um positivo. As pilhas e as baterias são os maiores exemplos onde podemos encontrar este tipo de corrente.

Corrente Alterna ou Alternada - Aparece com as abreviaturas CA (de corrente alterna/alternada) ou AC (do inglês alternating current).
Como o nome sugere, é o tipo de corrente que alterna constantemente de sentido. Nesta corrente não existem pólos, mas sim fases, pois os condutores variam continuamente de polaridade. Estas variações sucedem-se a uma determinada frequência que, no caso dos países europeus é de 50 vezes num segundo (50 Hz) e nos países americanos de 60 vezes num segundo (60 Hz). Podemos encontrar este tipo de corrente nas nossas casas, nas centrais elétricas, nos alternadores dos automóveis.

0 comentários:

ENVIE UM EMAIL PARA O BLOG CIÊNCIAS AQUI!!!

Ciências aqui!!!

Loading...

Jornada de foguetes

Loading...

Tecnologias Espaciais.

Loading...

Expocef - Martins RN

Loading...

Seja nosso parceiro

CIÊNCIAS AQUI!!!

Quem sou eu

Minha foto

Sou professor da rede privada de ensino lecionando as disciplinas Física, Química, Matemática e Ciências no COLÉGIO EFETIVO/MARTINS - RN. Graduado em Ciências com habilitação em Matemática - Licenciatura Plena - pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN -, graduado em Física - Licenciatura Plena - pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Professor de Física aplicada a radiologia, física aplicada ao petróleo e gás e Desenho técnico de cursos técnicos ministrados pela CENPE cursos, unidade Patu RN

Postagens populares

Seguidores