Relógio carbônico

Blog monitorado

Monitoramento de terremotos

Image and video hosting by TinyPic

O sol hoje! clique aqui.

Clique e veja a lua

Clique e veja nosso planeta.

Tempo

OBA

TRADUTOR

Arquivo do Blog

Parceria







Meteoro ilumina céu dos EUA - Utah


Um meteorito que caiu no Estado do Utah nos Estados Unidos,semana passada, provocou um clarão tornando a noite quase dia.

A queda foi registada pelas câmaras de segurança do Observatório de Milford, no Estado do Utah. Segundo os cientistas daquele estado norte-americano o meteorito está associado à Leonid, uma chuva de meteoritos que acontece anualmente.

Desta vez o momento foi particularmente surpreendente devido à intensidade do clarão. Veja o vídeo.

Category: 0 comentários

LHC - É LIGADO NA EUROPA


Após 14 meses desativado, o Grande Colisor de Hádrons, ou LHC, voltou a operar e segundo os pesquisadores do Centro Europeu de Investigação Nuclear (CERN), as primeiras análises não apontam qualquer problema com o gigantesco acelerador.
A primeira circulação do feixe de prótons ocorreu no interior do túnel a um potencial baixo de energia da ordem de 450 giga elétrons-volt (GeV), mas será lentamente ampliado até atingir 7 tera elétrons-volt (TeV), quando ocorrerão as primeiras colisões que deverão romper as partículas injetadas, objetivo principal da máquina.

Os cientistas injetaram o primeiro feixe de prótons e três horas depois de disparado já havia completado 500 voltas ao redor do túnel, mas à medida que a voltagem era ampliada, maior era velocidade de circulação. Os pesquisadores confirmam a detecção das partículas nos quatro detectores do LHC.

Enquanto o feixe era acelerado, uma equipe de avaliação se reunia para decidir sobre a injeção do segundo feixe, que deveria ser disparado do lado oposto do túnel. Alguns minutos depois a órbita do feixe 1 já havia completado 100 mil voltas e instantes depois era confirmado que as partículas já haviam circulado o túnel por 10 milhões de vezes.
Os magnetos de aceleração do feixe 2 foram acionados 4 horas após o disparo do feixe 1 e cinquenta minutos depois já haviam orbitado o túnel de 27 km por 11 mil vezes. Os cientistas confirmaram que os detectores estavam registrando a passagem do feixe. Algumas horas depois as partículas já haviam completado 15 milhões de órbitas.

Durante o experimento nenhuma colisão foi registrada, mas estima-se que em janeiro de 2010 os primeiros choques já sejam possíveis, quando as partículas estarão circulando próximas à velocidade da luz.
FONTE: Apollo11
Category: 0 comentários

FECEF-2009 UMARIZAL/RN


Este ano o COLÉGIO EFETIVO - Unidade 2 - Umarizal RN também realizou a sua feira de ciências com o tema TECNOLOGIA: MUTAÇÕES E CRIAÇÕES. Como sempre, o colégio abusou no que se diz respeito a organização e empenho dos seus alunos e funcionários em geral. A cidade parou diante de efeitos de iluminação audiovisual e artística dos alunos.

A tecnologia foi apresentada de forma perfeita por todas as turmas desde a evolução dos brinquedos passando pelos avanços da medicina, da comunicação até as tecnologias espaciais.

É evidente que o nosso blog apoiou o evento e fez a cobertura completa do mesmo. O destaque, do ponto de vista dos objetivos deste blog, foi para a turma da segunda série do ensino médio coordenada pelos professores Rennan Lopes(Física e Química) e Érico(Ed. Física). A sala apresentou a evolução das tecnologias espaciais desde o sputnik até a missão de restauração do telescópio espacial Hublle relizada este ano e acompanhada pelo blog CIÊNCIAS AQUI!!!. A sala de aula foi ornamentada seguindo o padrão Sistema solar/Universo,onde, foi apresentada réplicas das tecnologias espaciais como: Sputnik, Vostok, ISS, ônibus espaciais, Saturno 5, módulo lunar e módulo de comando. Chamou atenção do púbico uma réplica do ónibus espacial Discovery de mais de 2m de altura perfeitamente trabalhada pelo artista Marcos André da cidade de Martins/ Rn. Foi enfocado na sala os 40 anos da missão APOLLO 11, além de mostrar que estas tecnologias ampliaram a rede de comunicação em massa contribuíndo para a evolução da humanidade.

O blog CIÊNCIAS AQUI !!! parabeniza todos os alunos da segunda série do ensino médio que se esforçaram bastante para mostrar as tecnologias espaciais rumo à uma viagem que teve um início e com certeza não terá um fim.
Para conferir veja slide ao lado!
Category: 0 comentários

COLÉGIO EFETIVO - UNIDADE 1 MARTINS


O Colégio Efetivo se mobilizou bastante estes últimos dias, pois seus alunos realizaram, na unidade 1 uma exposição científica. A unidade 1 - Martins/Rn tratou de assuntos voltados à área de Física, onde alunos, desde o ensino infantil, mostraram os seus projetos ao público da cidade. Muitos visitantes de escolas diversas prestigiaram o que chamaram de I EXPOCCEF -primeira Exposição Científica do Colégio Efetivo - Martins/RN, lá obesrvou-se explicação na área de Hidrostática, eletromagnetismo, luz, som, eletricidade e magnetismo.
O blog ciências aqui!!! esteve lá e fez a cobertura completa das apresentações que cativaram a população, destaque para as crianças que fizeram um verdadeiro show de ciências, confira um show de slides ao lado para se deliciar com as maravilahs da física.
De fato, a coordenação do colégio, na pessoa de Saulo José está de parabéns pelo trabalho que vem realizando com estes alunos.
O professor de ciências exatas e naturais - Rennan Lopes - editor e criador deste blog - enfatizou a importância de trabalhar estes conceitos em exposição, pois, faz com que a ciência e a curiosidade de como o mundo funciona possa ser despertada em jovens e crianças no intuito de fazer com que os mesmos não pensem que a ciência é um "bicho de 7 cabeças" e sim, uma coisa divertida de se fazer.
" Esta exposição mostrou que sem as condições financeiras de montar um laboratório de física temos as condições necessárias de mostrar um fenômeno físico usando sucata. Na realidade lixo é luxo" Enfatizou o prof. Rennan Lopes que leciona física, química matemática e ciências na instituição de ensino.
A exposição contou com o apoio de todos os professores do estabelecimento que em certas vezes afirmou a importância dos experimentos. "Até apreciei o quanto é mágico os fenômenos físicos" afirma a professora Laudicélia que trabalha com a disciplina de geografia no ensino fundamental.
Category: 0 comentários

ÁGUA NA LUA!!!


Finalmente saíram os primeiros resultados da sonda LCROSS, que se espatifou contra a Lua no dia 9 de outubro. E eles são fantásticos! Como você já deve ter visto nos noticiários, existe sim água na Lua e não é só aquele “orvalho” produzido pelo Sol em quantidades ínfimas, são “baldes e baldes” de acordo com Anthony Colaprete, cientista do projeto.

Se você não se lembra, o último estágio do foguete que lançou a sonda LCROSS se chocou contra a Cratera Cabeus no polo sul da Lua com a intenção de levantar uma pluma de destroços e vapor do material no solo dessa cratera. Nos polos da Lua, algumas crateras, em especial suas beiradas, nunca viram a luz do Sol e a esperança é que nelas existisse água proveniente de impactos de cometas. Como nunca bate Sol por ali, o gelo trazido por esses cometas ainda estaria ali, desde que chegaram, talvez há bilhões de anos.

Com o impacto do estágio do lançador, chamado Centauro, a nuvem de destroços foi estudada por espectrógrafos da nave e dos principais observatórios do mundo. O espectro da nuvem mostrou assinaturas inconfundíveis da presença de água.

Por enquanto, apenas os espectros obtidos pela sonda foram analisados e apenas a água foi reportada. Os espectros no infravermelho obtidos pela LCROSS foram comparados aos espectros de laboratório, onde as amostras continham água. A semelhança entre ambos indicou que deveria haver água.

Mas teria de haver uma confirmação independente: se houvesse água nesta nuvem, deveria haver uma assinatura da presença de hidroxila (OH) proveniente da dissociação dela. E o OH estava lá, desta vez nos espectros do ultravioleta. “Ficamos todos extasiados”, disse Colaprete na sexta-feira (13), que se tornou uma data histórica.

Ainda deve vir mais coisa por aí. As análises por enquanto focavam a detecção de água, objetivo maior do projeto. Mas como o material da cratera é originário de cometas, mais substâncias devem ser identificadas, quem sabe até hidrocarbonetos complexos. Mas isso é chute meu.

A presença de água na Lua traz novas perspectivas para os projetos de se estabelecer uma base permante. Isso porque esse gelo poderá ser usado para abastecer essa base, mas também para se produzir oxigênio e hidrogênio, tanto para os astronautas, como para combustível de foguetes.

Neste ano da astronomia, em que celebramos o trabalho de Galileu, a descoberta não deixa também de ser irônica. Galileu foi o primeiro a afirmar que não havia água na Lua. Até sua época, as manchas escuras da Lua eram tidas como grandes mares de água, tanto que se chamam mares (ou “maris” em latim); a Apolo 11 pousou no Mar da Tranquilidade, por exemplo. Curiosidades à parte, um resultado importantíssimo!
fonte - G1
Category: 1 comentários

ATLANTIS DECOLOU COM SUCESSO RUMO À ISS.


A nave espacial norte-americana Atlantis descolou esta segunda-feira com seis astronautas a bordo rumo à estação espacial internacional para uma missão de 11 dias que assinala o último voo em órbita em 2009, avança a agência France Press.

Com um peso superior a duas mil toneladas na descolagem devido ao sistema de propulsão, a Atlantis foi lançada a partir do Centro Espacial Kennedy, perto do Cabo Canaveral, no estado norte-americano da Florida às 14:28 (19:28 GMT), como previsto.

O objectivo desta missão é entregar equipamentos de reposição.
Category: 0 comentários

ENVIE UM EMAIL PARA O BLOG CIÊNCIAS AQUI!!!

Quem sou eu

Minha foto

Sou professor da rede privada de ensino lecionando as disciplinas Física, Química, Matemática e Ciências no COLÉGIO EFETIVO/MARTINS - RN. Graduado em Ciências com habilitação em Matemática - Licenciatura Plena - pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN -, graduado em Física - Licenciatura Plena - pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Professor de Física aplicada a radiologia, física aplicada ao petróleo e gás e Desenho técnico de cursos técnicos ministrados pela CENPE cursos, unidade Patu RN

Postagens populares

Seguidores