Relógio carbônico

Blog monitorado

Monitoramento de terremotos

O sol hoje! clique aqui.

sun

Clique e veja a lua

moon

Clique e veja nosso planeta.

eart

TRADUTOR

Arquivo do Blog

Parceria

QUÍMICA PERIÓDICA

EDUCADORES MULTIPLICADORES

Rádio Ciências aqui!!!

Temporal no sudeste brasileiro.



foto 1


Neste momento os noticiários brasileiros e internacionais destacam a grande destruição que as chuvas dos últimos dias fizeram nos dois principais estados brasileiros, São Paulo e Rio de Janeiro. Neste momento a situação é de caos, principalmente na região serrana do estado do Rio de Janeiro, o número de mortes já supera 300 e a tendência é só aumentar, haja vista que, o deslizamento de terra vem arrastando residências que os moradores se recusam a sair. Abrigos são oferecidos e ajudas são ofertadas para os desabrigados que perderam parte de suas famílias nas enchentes. Segundo os meteorologistas a quantidade de água que caiu no Rio e São Paulo superou o que era esperado, além do mais o aumento na população e nas cidades, o urbanismo, tendem a deixar o solo impermeável causando tais problemas. O acúmulo de lixo e lama, bem como, o desmatamento da mata atlântica, é visível o que também contribue com as enchentes.

foto 2

Os instrumentos dos satélites da Nasa fizeram imagens que mostram as nuvens cobrindo todo o litoral da região na manhã e na tarde da última segunda-feira, dia 5 de abril, quando foi registrada a maior quantidade de chuvas.

Segundo a Prefeitura do Rio de Janeiro, o forte temporal dos últimos dias foi um dos maiores que já atingiu a cidade, com 288 milímetros de chuva em menos de 24 horas.

As fotos registradas pela Nasa foram feitas pelo MODIS (Moderate Resolution Imaging Spectroradiometer), um instrumento presente em dois satélites que orbitam a Terra - o Aqua e o Terra.

foto 3

Os dois satélites observam a superfície inteira do planeta a cada um ou dois dias, para a coleta de dados.

A Nasa afirma que as informações coletadas pelos satélites com a ajuda do MODIS podem auxiliar na compreensão dos processos que ocorrem em terra, nos oceanos e na atmosfera.

De acordo com a agência, o MODIS tem um papel importante no desenvolvimento de um sistema de modelos capaz de prever mudanças globais de forma mais precisa, para a elaboração de políticas e decisões para a proteção do meio ambiente.

Fotos:

foto1: globo terrestre fotografado às 5:39 - horário de brasília - nesta quinta feira.

foto2: foto feita pelo satélite da NASA da região antes dos temporais no último dia 9.

foto3: foto feita pelo satélite no último dia 12 mostrando a concentração de núvens nos esdados do Rio de Janeiro e São Paulo.

Créditos: NASA,BBC - Brasil.


Category: 0 comentários

0 comentários:

Postagens populares

Seguidores