Relógio carbônico

Blog monitorado

Monitoramento de terremotos

O sol hoje! clique aqui.

sun

Clique e veja a lua

moon

Clique e veja nosso planeta.

eart

TRADUTOR

Arquivo do Blog

Parceria

QUÍMICA PERIÓDICA

EDUCADORES MULTIPLICADORES

Rádio Ciências aqui!!!

Mais uma do Lixo espacial.




Véspera do natal europeus tiveram a oportunidade de rever a "estrela de natal" só que desta vez ela era bem artificial, com dedo humano.
Muitos achavam que era um meteoro caindo do céu, e que iria se chocar com a Terra, mas nada mais era, do que mais um dejeto espacial - lixo espacial.
O problema do lixo espacial continua sendo grave e hoje existe centenas de pedaços de satélites, e até satélites, que giram em torno do planeta, há até uma mochila astronauta girando a alta velocidade. O problema é sério, pois, não temos como ir ao espaço sem deixar para traz uma parafernalha de equipamentos, mas, irá chegar um tempo em que estaremos com o caminho congestionado de lixo.
De vez em quando, parte deste lixo cai aqui onde estamos e na reentrada estes dejetos sofrem efeitos da atmosfera que simplismente estraçalha e decompoe em fagulhas este lixo espacial que teima em voltar para cá. O efeito é como o de uma estrela cadente que risca o céu.
Não foi diferente nesta véspera de Natal, nos céus da Europa por volta 16h26UTC - 14h26min horário de Brasília, depois que um dos estágios de um foguete do tipo Soyuz reentrou na atmosfera e riscou o céu europeu sendo visto por milhares de pessoas dos países da Alemanha, Holanda, França, Luxemburgo, Suíça, Bélgica, Itália, Dinamarca e República Theca.
O foguete Soyuz partiu da terra no dia 21 de dezembro rumo a estação espacial internacional - ISS- levando astronautas e cosmonautas para a mesma.
VEJA VÍDEO MOSTRANDO O MOMENTO DA REENTRADA DO ESTÁGIO DO FOGUETE:




VEJA O QUE POSTAMOS SOBRE O LIXO ESPACIAL EM 2009 CLICANDO AQUI!!!

0 comentários:

Postagens populares

Seguidores