Relógio carbônico

Blog monitorado

Monitoramento de terremotos

Image and video hosting by TinyPic

O sol hoje! clique aqui.

Clique e veja a lua

Clique e veja nosso planeta.

Tempo

OBA

TRADUTOR

Arquivo do Blog

Parceria







Nasa lança com sucesso jipe-robô Curiosity em direção a Marte




O jipe-robô Curiosity foi lançado com sucesso às 13h02 deste sábado. O lançamento ocorreu no momento programado, dando início à missão MSL, que durante dois anos estudará as condições de habitabilidade do Planeta vermelho.
Curiosity é o jipe planetário mais avançado já construído e também o maior veículo dos que já pousaram em Marte. É cinco vezes mais pesado que seus similares Spirit e Opportunity e também é maior que o jipe lunar guiado pelos astronautas das missões Apollo, durante as décadas de 1960 e 1970.
O jipe partiu no topo de um foguete Atlas 5, a partir do Complexo de Lançamento 41 em Cabo Canaveral, na Flórida e deverá pousar na cratera Gale, em Marte, entre 6 e 20de agosto de 2012. Toda a missão MSL está avaliada em 2.5 bilhões de dólares.
MSL
A missão, batizada oficialmente de Mars Science Laboratory, MSL, está prevista para durar dois anos terrestres (cerca de 1 ano marciano) e tem como principal objetivo conhecer a habitabilidade do Planeta Vermelho. Para isso o jipe-robô utilizará os mais avançados instrumentos científicos já desenvolvidos, que farão estudos inéditos e do planeta.

Durante o tempo que permanecer no Planeta Vermelho, Curiosity analisará diversas amostras do solo, que serão coletadas através de furos e escavações de terreno. Serão estudados os registros climáticos e geológicos, além da estrutura e composição química do planeta, sempre com o objetivo de detectar elementos químicos relacionados às formas de vida, principalmente água e carbono, além de avaliar como o planeta pode ter sido no passado.


Pouso
A Mars Science Laboratory contará com diversas inovações tecnológicas, especialmente no que se refere ao pouso. Como em outras missões, a sonda descerá no Planeta Vermelho freada por um paraquedas, mas durante os segundos finais um sistema propulsor entrará em operação e descerá o robô Curiosity na superfície através de um sistema de amarras.


Uma vez na superfície o robô será capaz de rolar por cima de obstáculos de até 75 cm de altura. Segundo os engenheiros do JPL, o Curiosity poderá desenvolver até 90 metros por hora, mas na prática a velocidade não deverá ser superior a 30 metros por hora, devido a deslizamentos, inclinação do terreno, visibilidade e outras variáveis.


Energia nuclear
Diferente de seus antecessores que usavam energia solar para alimentação, o Curiosity emprega um sistema que gera energia a partir do decaimento do plutônio. De acordo com o JPL, Laboratório de Propulsão a Jato, da Nasa, esse tipo de fonte de alimentação permitirá ao jipe-robô completar toda a missão sem necessidade de recargas, garantindo grande mobilidade e flexibilidade até mesmo em latitudes muito elevadas onde a presença da luz solar é deficiente.

Fonte:

Apolo11.com - Todos os direitos reservados
Category: 0 comentários

III - EXPOCCEF - ANO INTERNACIONAL DA QUÍMICA




O Colégio Efetivo - Unidade 1 - Martins/RN promoveu hoje a sua III - EXPOCCEF com o tema chave: 2011 - Ano Internacional da Química, na exposição científica, que a exemplo da I - EXPOCCEF apresentou um tema ligado a experimentos na área da disciplina Física, este ano apresentou experimentos na área da disciplina Química.

Usando de atividades em micro-escala e de forma artesanal e criativa, os alunos do Colégio Efetivo apresentaram as aplicabilidades da química no cotidiano contribuindo para a divulgação do AIQ - Ano Internacional da Química. O objetivo chave foi mostrar para alunos e visitantes a magia da química e sua aplicação no dia a dia, foi apresentada em temas diversos escolhidos de forma a contar um pouco como a química evoluiu ao ponto de dependermos dela para tudo que fazemos diariamente.

Este ano o Colégio Efetivo recebeu uma quantidade de visitantes muito grande, sendo estas visitas de pessoas curiosas em relação ao tema, alunos de colégios diversos da cidade e de autoridades como a secretária municipal de educação - Helena Clemente e a prefeita do municipio de Martins - Maria José Gurgel, que vieram prestigiar as apresentações. Em sítese, para o leitor do blog Ciências aqui!!! preparei um pequeno resumo do que foi mostrado pelos alunos e orientadores do colégio que com muito esforço e dedicação fizeram mais uma belíssima verdadeira feira de ciências.

SALA 1 - COMBUSTÍVEIS DO FUTURO



Nesta sala - Composta por alunos da segunda série do ensino médio foi apresentado as utilidades e produção de metano e hidrogênio, dando ênfase a utilização destes gases na obtenção de energia. A professora orientadora foi a Luciana Léa.

O experimento desta sala estava voltado a produção, artesanal de hirogênio e metano - pelo processo Dumas-, além de efetuar a combustão destes gases utilizando uma faísca.


SALA 2 - REAÇÕES QUÍMICAS


Esta composta por alunos do ensino fundamental menor, mostrou as reações químicas que ocorrem dentro de nossa cozinha - um laboratório de química - além de efetuar reações químicas em sala de aula de dupla troca sal - sal - com formação de corpo de fundo e neuralização total de ácidos e bases com presença de indicador ácido - base.

Esta turma teve a coordenação das professoras Íria e Erivânia.


SALA 3 - EVOLUÇÃO DOS MODELOS ATÔMICOS


Esta turma também formada pelos alunos do ensino fundamental menor tratou de contar um pouco da história dos modelos atômicos desde Dalton até os dias atuais. A atividade experimental desta turma estava relacionada a demostração de que o fornecimento de energia a diferentes elementos químicos dava origem a uma cor característica - Teste da chama-, a idéia chave foi mostrar como os fogos de artifício são coloridos quando queimados.

As professoras orientadoras foram Laudicélia e Edilma.



SALA 4 - PH E QUALIDADE DA ÁGUA.




Nesta turma formada por alunos do ensino fundamental maior, foi realizado uma explicação das características ácidas e básicas de soluções, bem como a compreenção de formação de estalactites e estalagmites, além de comentar a formação de chuva ácida natural e chuva ácida propriamente dita.

O experimento estava voltado a observação da variação da cor de soluções ácidas e básicas na presença de fenolftaleína e indicador ácido - base natural - extrato do repolho roxo-. Nesta sala foram testadas amostras de água dos poços de fornecimento de água da cidade e apresentados os resultados ao público visitante.

O professor orientador desta turma foi Uélinton.



SALA 5 - PRODUZINDO SABÃO



Muita gente usa óleo e depois descarta no meio ambiente, esta turma fez diferente usou o óleo e fabricou o sabão ecológico, usando reações de saponificação. Além disso, elaboraram um conceito de água dura e demonstraram em sala de aula que tál água não produz bolhas.

Esta turma foi coordenada pela professora Kalina.



SALA 6 - PRODUZINDO ÁLCOOL.



Esta turma era composta por alunos da primeira série do ensino médio, mostraram o processo de fermentação do caldo da cana de açúcar e a sua destilação produzindo, em sala de aula e em tempo real, o álcool que foi inalado pelos participantes e queimado. Este grupo de alunos falaram do programa PRÓ-ÁLCOOL e das vantagens e desvantagens da utilização do álcool como combustível. Falou-se da fabricação de bebidas e dos riscos de ingeri-las em quantidades exageradas.

Sala coordenada pelo professor José Antônio




SALA 7 - ALQUIMIA



Uma turminha muito empolgada formada por bruxinhos alquímicos do ensino infantil que mostraram a formação de núvens e do céu azul em uma "mágica" realizada na salinha, que nada mais era uma reação química entre reagentes do tipo Nitrato de Prata, Ferrocianeto de Potássio e Cloreto de Ferro.

Esta turminha foi coordenada pelas professoras Nádia, Ilane e Silândia.


Destaque para a turma de apoio que sempre estava presente durante as apresentações limpando tubo de ensaio, orientando, buscando reagentes completanto e tudo mais, para resumir pau para toda obra - OS MONITORES - Turma da terceira série do ensino médio, além disso, destaco a determinação do professor Saulo José e Secretária Isabella Lopes que contribuíram com a parte técnica da III - EXPOCCEF.

A III - EXPOCCEF foi um evento promovido pelo Colégio Efetivo - Martins, mas realizado pelos alunos e professores e funcionários em geral desta unidade coordenada, este ano, pelo professor Rennan Lopes editor e criador deste blog, mas que contribuiu apenas com uma pequena parcela para que a III - EXPOCCEF fosse grande, como foi a deste ano, e a dos anos anteriores.

Pessoalmente agradeço aos visitantes e a todos que contribuíram direta ou indiretamente para que a mesma bombasse como uma bomba nuclear.... hehehehehe.

Breve ao lado das postagens o slide definitivo e eterno.



ENVIE UM EMAIL PARA O BLOG CIÊNCIAS AQUI!!!

Quem sou eu

Minha foto

Sou professor da rede privada de ensino lecionando as disciplinas Física, Química, Matemática e Ciências no COLÉGIO EFETIVO/MARTINS - RN. Graduado em Ciências com habilitação em Matemática - Licenciatura Plena - pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN -, graduado em Física - Licenciatura Plena - pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Professor de Física aplicada a radiologia, física aplicada ao petróleo e gás e Desenho técnico de cursos técnicos ministrados pela CENPE cursos, unidade Patu RN

Postagens populares

Seguidores