Relógio carbônico

Blog monitorado

Monitoramento de terremotos

O sol hoje! clique aqui.

sun

Clique e veja a lua

moon

Clique e veja nosso planeta.

eart

TRADUTOR

Arquivo do Blog

Parceria

QUÍMICA PERIÓDICA

EDUCADORES MULTIPLICADORES

Rádio Ciências aqui!!!

Conheça Viganella, o vilarejo italiano que tem o seu próprio sol




Viganella é uma pequena vila na Itália localizada no fundo de um vale profundo, rodeada por altas montanhas por todos os lados. Isto significa que, naturalmente, a cada ano a partir de meados de novembro até início de fevereiro, a região não tem absolutamente nenhuma luz solar. O retorno dos raios solares lá por 2 de fevereiro é comemorado com alegria a cada ano por vários séculos. Isto é, até dezembro de 2006, quando o problema foi resolvido para sempre. Vejam que engenhoso.
Graças ao brilho de Giacomo Bonzani, um designer e arquiteto, instalaram nas encostas de uma montanha acima de Viganella um espelho gigante que reflete a luz solar na praça da cidade. Um lugar que não via os raios do sol durante o inverno desde o início dos tempos, de repente se via banhado em sua gloriosa luz e calor.
O espelho, que tem 40 metros quadrados de tamanho, 8 metros de largura por 5 metros de altura e está localizada cerca de 870 metros acima da aldeia, é efetivamente controlado por um software de computador que rastreia o sol e inclina-se e transforma os painéis espelhados para que os raios sempre reflitam para a mesma posição. Ele tornou-se realmente uma atração turística desde a sua instalação há mais de 5 anos.

"Tivemos que procurar o material adequado, aprender sobre a tecnologia e, especialmente, buscar o dinheiro", conta. O custo do projeto todo foi de aproximadamente 230 mil reais.

Fonte: http://www.mdig.com.br/.
. Sugestão de Humberto

0 comentários:

Postagens populares

Seguidores