Relógio carbônico

Blog monitorado

Monitoramento de terremotos

O sol hoje! clique aqui.

sun

Clique e veja a lua

moon

Clique e veja nosso planeta.

eart

TRADUTOR

Arquivo do Blog

Parceria

QUÍMICA PERIÓDICA

EDUCADORES MULTIPLICADORES

Rádio Ciências aqui!!!

Atualização - Tremor de Terra no oeste do RN


Segundo informações vindas do laboratório sismológico da UFRN - LabSis/UFRN - o evento ocorrido hoje 1/05/12 foi registrado pela estação de Livramento (NBLI), teve magnitude preliminar calculada em 2.9, ocorreu às 08:49 UTC (05:49, hora local) e foi sentido também nos municípios de Itaú, Riacho da Cruz, Portalegre, Serrinha dos Pintos, Viçosa, Martins, Taboleiro Grande e Umarizal.
Veja mapa de localização epicentral:

Mapa de localização. A estrela vermelha indica o epicentro do evento de hoje.  Os triângulo vermelhos indicam o local das estações de Livramento (NBLI) e Riachuelo  (RCBR) . Mapa elaborado por Heleno Lima Neto e Eduardo Menez

Alguns blogs durante a tarde comentaram o fenômeno chegando a hipótese de que o sismo foi o resultado de uma explosão com dinamites em uma construção de um suposto gerador na cidade de Umarizal/RN, no entanto, ainda não temos a confirmação de tal construção nesta cidade.
 É bem verdade que sismos ocorrem aqui no nosso estado, A cidade de Taboleiro Grande e a cidade de João Camara já oscilaram em algumas oportunidades, como já mencionamos em artigos anteriores. Sabemos que o epicentro do evento sismico ocorreu na cidade de Taboleiro Grande como mostra o mapa e os estudos realizados pelo Centro de ciências exatas e da terra da UFRN- LabSis/UFRN-. Logo podemos, praticamente, descartar a possibilidade de detonação de explosivos na cidade de Umarizal/RN.
Informamos aos leitores do blog que estamos trabalhando com informações que recebemos através dos meios de comunicação em massa. Alguma informação nova estaremos divulgando aqui neste espaço. Se a sua cidade sentiu o abalo nos envie-nos um email pelo mural de contato abaixo, ficaremos felizes em divulgar a sua participação. Faça como o leitor Max da cidade de Viçosa/RN que nos enviou um comentário afirmando que o abalo também foi percebido pelos habitantes de sua cidade.
 
 

 Registro da estação NBLI do tremor de Tabuleiro Grande-RN ocorrido hoje (01/05/2012)

Fonte: LabSis/UFRN; RSISNE; INCT-ET

0 comentários:

Postagens populares

Seguidores