Relógio carbônico

Blog monitorado

Monitoramento de terremotos

O sol hoje! clique aqui.

sun

Clique e veja a lua

moon

Clique e veja nosso planeta.

eart

TRADUTOR

Arquivo do Blog

Parceria

QUÍMICA PERIÓDICA

EDUCADORES MULTIPLICADORES

Rádio Ciências aqui!!!

Na Noite de natal - Um presente do Papai Noel.

No último dia 29/11/2012 - quinta feira, ocorreu um fenômeno simples mais belo, tratou-se da ocultação do planeta Júpiter pelo nosso satélite natural Lua, Júpiter não passava de um simples ponto luminoso sendo " "engolido" pela Lua. O fenômeno foi observado em quase todo o Brasil e durou cerca de 90 minutos e pode ser visualizado novamente no próximo dia 25/12/2012 - NOITE DE NATAL.
Foto enviada pelo prof. Ciclâmio Barreto - UFRN - OCULTAÇÃO DE JÚPITER EM 29/11/2012
O fenômeno ocorrerá as 19:00h (Horário Local) na cidade de Martins/RN - Para outras cidades pode ocorrer oscilações de horário do evento, no entanto é só ficar atento a constelação de Touro, pois a ocultação ocorrerá em sua proximidade, para a localização definida anteriormente - Martins RN - a Lua "engolirá" Júpiter as 19:00hs - horário local- e "expelirá" o planeta gigante as 21:45hs - horário local-.
Tem mais!!!! se o observador tem um telescópio poderá também visualizar os satélites naturais Europa, Ganimedes e Calisto no início da observação.
Aqui adiantamos a posição de Júpiter e da Lua nos horários e locais propostos.
Aparência da lua as 19:00 (horário local) - Martins RN


Aparência da lua as 21:45 (horário local) - Martins RN

Dessa vez não esqueça de fazer a sua observação nesta noite especial de Natal, faça uma fotografia e envie a mesma para o nosso blog que iremos divulga-la. Chame seus familiares e apreciem o que de mais há de belo - o céu noturno...
BONS CÉUS...


EMAIL PARA ENVIAR A SUA FOTO: paivarennan@gmail.com

Category: 0 comentários

0 comentários:

Postagens populares

Seguidores