Relógio carbônico

Blog monitorado

Monitoramento de terremotos

Image and video hosting by TinyPic

O sol hoje! clique aqui.

Clique e veja a lua

Clique e veja nosso planeta.

Tempo

OBA

TRADUTOR

Arquivo do Blog

Parceria







OCULTAÇÃO DE JÚPITER PELA LUA - 25/12/2012

Category: 0 comentários

PROGRAMA DA NOITE DE NATAL - OBSERVAR A CONJUNÇÃO LUA/JÚPITER.

O blog Ciências Aqui!!! deseja a todos os leitores e seguidores um feliz NATAL e hoje, NOITE DE NATAL, como era previsto temos o prazer de divulgar o grande espetáculo celeste da noite... A conjunção LUA/JÚPITER.
Hoje o programa da noite de natal não poderia ser outro, aqui na minha residência, junto com minha filha e minha esposa, acompanhamos a conjunção prevista para esta noite, como sempre e com muita dificuldade consegui fazer algumas fotografias com uma câmera muito fraca desta conjunção, no entanto a internet também cooperou com as imagens da lua e do planeta gigante. Portanto aqui vão algumas observações que fizemos:
Atenção: Horário local para a cidade de Martins RN

17:45 - Primeira fotografia feita por mim da Lua e de Júpiter
18:16 - Visualização do céu atrapalhada por nuvens.
18:30 - Visualização cada vez pior da Lua.
19:00 - Visualização perfeita
19:39 - Informações:

. Lua:
 Magnitude: -12.9
Iluminação: 94.8%
Distância: 401207 km

. Júpiter:
Magnitude: -2,31
Iluminação: 99,8%
distância: 4,16 UA  - 1UA = 150000000Km

19:48 - Júpiter quase sendo "engolido" pela Lua
19:55 - Lua começa a "engolir" Júpiter
20:48 - Lua ainda encobre o planeta Júpiter em sua totalidade . Previsão para nova aparição do planeta gigante 21:40
21:40 - Termina passagem do planeta gigante pela Lua e com isso termina a nossa observação.

Se você tem uma fotografia do fenômeno envie, a mesma, para o email:  paivarennan@gmail.com coloque seu nome e endereço para divulgarmos os créditos aqui.

Category: 2 comentários

Alinhamento galáctico já provoca mudanças climáticas pelo mundo

Exatamente às 09h11 desta sexta-feira, um extraordinário fenômeno natural fará o Sol e a Terra se alinharem com o centro da Galáxia, marcando o início de um período de mudanças em todo o planeta. Em diversas regiões do hemisfério norte haverá fortes nevascas enquanto o Sol escaldante tomará conta do hemisfério Austral.

O alinhamento será praticamente imperceptível aos olhos humanos, mas com um relógio será possível verificar que será o dia mais longo de todo o ano. Em algumas cidades, como São Paulo, o Sol estará acima do horizonte por nada menos que 13 horas e 35 minutos seguidos e em muitas localidades brasileiras teremos muito calor acompanhado de intensos temporais.
O alinhamento dessa sexta-feira será provocado por dois fatores astronômicos e naturais que o Homem, em sua insignificância, não tem condições de controlar: a translação da Terra ao redor do Sol e a inclinação do eixo terrestre.
Esta é a segunda vez que o alinhamento celeste ocorre este ano, mas a primeira vez todos os efeitos pareciam invertidos e as nevascas tomaram conta da muitas cidades do hemisfério Sul. No hemisfério norte o calor foi insuportável.

Consequências
Após o alinhamento, os dias serão mais longos e as noites mais curtas que o habitual. No Brasil, o alinhamento celeste-galáctico provocará também muitas chuvas, além de maior número de frentes frias. Por isso, teremos muitos alagamentos e deslizamentos de terra.
Em muitas cidades do mundo os governos decretarão o chamado "Horário de Verão”, necessário para diminuir o consumo de energia elétrica. Milhões de relógios serão adiantados em 1 hora.
Os efeitos do alinhamento só terminarão às 08h02 de 21 de março de 2013, quando finalmente o Equinócio de Outono chegará para aliviar os fenômenos do alinhamento. Até lá, uma dica: use muito filtro solar e curta bastante esse verão!



Foto: Carta celeste mostrando a posição dos astros em 21 de dezembro de 2012, dia do solstício de verão no hemisfério sul e do "alinhamento" entre a Terra, Sol e Centro Galáctico. Créditos: Apolo11.com.
Category: 0 comentários

MEC aponta UFRN como melhor Universidade Federal do Norte e Nordeste

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) se classificou como melhor universidade federal das regiões Norte e Nordeste do País no Índice Geral de Cursos (IGC), posto antes ocupado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A UFRN, que tinha se classificado em 3º lugar na avaliação anterior, conquista o 1º lugar com o conceito 3,66, equivalente à faixa 4 do Índice.

O IGC é indicador criado pelo Instituto Nacional de Estudos e pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) do Ministério da Educação (MEC), que avalia anualmente o desempenho dos cursos de graduação e das pós-graduações das instituições de ensino superior do Brasil.
O IGC considera o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) e o Conceito Preliminar de Curso (CPC) para o cálculo do conceito final de cada instituição, que varia de 1 a 5. O índice é a média ponderada do conceito obtido por todos os cursos de graduação, mestrado e doutorado de cada instituição.
Neste ano, foram avaliados 30 cursos da UFRN no ENADE 2011, considerando que os cursos que possuem duas modalidades (licenciatura e bacharelado) são avaliados separadamente, contando como dois cursos. O Índice considera desde o desempenho dos estudantes até o corpo docente, proposta pedagógica, infraestrutura, entre outros.
Ao todo, 11 cursos obtiveram conceito máximo no Exame, sendo nove destes lotados no Campus Central e dois lotados no Centro de Ensino Superior do Seridó (CERES), da cidade de Caicó. O resultado representa uma porcentagem de 40% (36,6%) do total avaliado.
Desde a criação do IGC, em 2007, a UFRN demonstra crescente aumento no cálculo do conceito final, tendo permanecido sempre na faixa 4 do Índice. Em 2007, o conceito contínuo da Universidade foi de 3,38, evoluindo para 3,66 em 2011. (A faixa 4 do IGC contempla as instituições avaliadas com conceitos entre 2,95 e 3,94).
Tenho orgulho de postar este artigo pois, além de eu ser potiguar fui aluno desta maravilhosa Universidade, além disso, participei do ENADE - 2011 que avaliou esta instituição que considero minha casa. Espero retornar a ela em um futuro próximo. Parabéns UFRN pelo sucesso em formar cidadãos e profissionais. 
Fonte: Agecom UFRN, Natal/RN

Category: 0 comentários

Na Noite de natal - Um presente do Papai Noel.

No último dia 29/11/2012 - quinta feira, ocorreu um fenômeno simples mais belo, tratou-se da ocultação do planeta Júpiter pelo nosso satélite natural Lua, Júpiter não passava de um simples ponto luminoso sendo " "engolido" pela Lua. O fenômeno foi observado em quase todo o Brasil e durou cerca de 90 minutos e pode ser visualizado novamente no próximo dia 25/12/2012 - NOITE DE NATAL.
Foto enviada pelo prof. Ciclâmio Barreto - UFRN - OCULTAÇÃO DE JÚPITER EM 29/11/2012
O fenômeno ocorrerá as 19:00h (Horário Local) na cidade de Martins/RN - Para outras cidades pode ocorrer oscilações de horário do evento, no entanto é só ficar atento a constelação de Touro, pois a ocultação ocorrerá em sua proximidade, para a localização definida anteriormente - Martins RN - a Lua "engolirá" Júpiter as 19:00hs - horário local- e "expelirá" o planeta gigante as 21:45hs - horário local-.
Tem mais!!!! se o observador tem um telescópio poderá também visualizar os satélites naturais Europa, Ganimedes e Calisto no início da observação.
Aqui adiantamos a posição de Júpiter e da Lua nos horários e locais propostos.
Aparência da lua as 19:00 (horário local) - Martins RN


Aparência da lua as 21:45 (horário local) - Martins RN

Dessa vez não esqueça de fazer a sua observação nesta noite especial de Natal, faça uma fotografia e envie a mesma para o nosso blog que iremos divulga-la. Chame seus familiares e apreciem o que de mais há de belo - o céu noturno...
BONS CÉUS...


EMAIL PARA ENVIAR A SUA FOTO: paivarennan@gmail.com

Category: 0 comentários

ENVIE UM EMAIL PARA O BLOG CIÊNCIAS AQUI!!!

Quem sou eu

Minha foto

Sou professor da rede privada de ensino lecionando as disciplinas Física, Química, Matemática e Ciências no COLÉGIO EFETIVO/MARTINS - RN. Graduado em Ciências com habilitação em Matemática - Licenciatura Plena - pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN -, graduado em Física - Licenciatura Plena - pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Professor de Física aplicada a radiologia, física aplicada ao petróleo e gás e Desenho técnico de cursos técnicos ministrados pela CENPE cursos, unidade Patu RN

Postagens populares

Seguidores