Relógio carbônico

Blog monitorado

Monitoramento de terremotos

O sol hoje! clique aqui.

sun

Clique e veja a lua

moon

Clique e veja nosso planeta.

eart

TRADUTOR

Arquivo do Blog

Parceria

QUÍMICA PERIÓDICA

EDUCADORES MULTIPLICADORES

Rádio Ciências aqui!!!

A distância do Rio Grande do Norte ao Rio de Janeiro pode ser 1m.

Aluna Bruna Aquino Vencedora da MOBFOG 2012
Ocorreu neste último dia 10 de Maio o evento mais cobiçado pelos alunos do Colégio Efetivo da cidade de Martins e da cidade de Umarizal. Foi realizada a OBA - Olimpíada Brasileira de Astronomia e a MOBFOG - Mostra Brasileira de Foguetes. Na ocasião alunos da primeira, segunda e terceira série foram submetidos a prova nas suas respectivas escolas acompanhados pelo professor representante Rennan Lopes e colaboradores que se empenharam na aplicação das provas e na impressão do conteúdo. As provas aplicadas foram de nível 4 e este ano realizaram as provas apenas os alunos que se interessaram em participar, de livre e espontânea vontade, uma vez que, em outras edições, o professor representante usava a participação da prova como avaliação e neste sentido o mesmo verificou que o rendimento das provas eram baixos, pois alguns alunos não iam realizar a prova com vontade e sim com interesse. " Verifiquei que esta forma de incentivar os alunos a participarem do exame não estava trazendo efeito no que se diz respeito ao incentivo a despertar o saber científico nos alunos, um dos objetivos fundamentais da OBA." Disse o professor representante. "É bem verdade que o número de participantes da olimpíada caiu, no entanto não estamos preocupados com este número, e sim com a qualidade da aplicação do exame visando o objetivo fundamental" Completou o professor Rennan Lopes.
Este ano alguns alunos estão participando do minicurso de astronomia - Ciências aqui!!!, uma iniciativa do professor no intuito de fazer uma relação entre os conteúdos ministrados na escola e a astronomia, o minicurso é um sucesso e está sendo frequentado por universitários do curso de Geografia do polo presencial da UFRN de Martins RN. No entanto, a intenção é o de preparar os alunos para o exame. O minicurso está na metade do seu término e já surtiu efeitos, pois, alguns temas discutidos em sala de aula foram cobrados em questões na prova da OBA este ano de 2013.
PROVA DA OBA 2013
Mas o xodó dos alunos do colégio é a disputa pelo lançamento de foguetes a MOBFOG. Este ano tivemos bons lançamentos e, segundo o professor representante da OBA e MOBFOG este ano a média de lançamentos foi a melhor de todas as edições. O histórico do colégio é um dos melhores do estado. Em 2010 a equipe ALPHA conseguiu se classificar para representar o estado na cidade de Passa Quatro/MG, em 2012 a equipe PÉGASUS foi a campeã a nível estadual e uma das campeãs nacional de lançamento de foguetes na cidade de Barra do Piraí - RJ. Além disso, a escola coleciona medalhas de ouro, prata e bronze em lançamento de foguetes. Este ano 3 equipes são destaque no lançamendo de foguetes, a EQUIPE CRONOS(segunda série); EQUIPE BODE GAIATO(terceira série) e a EQUIPE HARPIA(primeira série), todas da cidade de Martins RN, haja vista que a cidade de Umarizal desistiu de participar do evento.
Os lançamentos foram realizados no campo de pouso da cidade de Martins RN localizado no bairro Jocelyn  Villar e as condições eram as seguintes: Temperatura: 22 graus Celsius; Altitude 760m; Condição de tempo - Ensolarado; Horário: 7:30hs Velocidade e direção do vento NNE 14Km/h e pressão atmosférica 1015mb.
Os lançamentos são do tipo oblíquo e mede-se a distância na horizontal dos foguetes que são construídos de garrafa PET. Este ano a disputa foi emocionante e as colocações foram as seguintes:

EQUIPE CRONOS COM PROF. RENNAN LOPES
.PRIMEIRO LUGAR
EQUIPE CRONOS(segunda série)

.SEGUNDO LUGAR
EQUIPE BODE GAIATO(terceira série)

. TERCEIRO LUGAR
 EQUIPE HARPIA(primeira série)


CAMPO DE POUSO - MARTINS RN
EQUIPE CAMPEÃ SE PREPARANDO PARA O LANÇAMENTO
"Durante o lançamento dos foguetes ainda não sabíamos o que ia acontecer, pois, qualquer equipe poderia ser campeã e talvez gozar do prêmio máximo que era o da viagem para o Rio de Janeiro - Barra do Piraí e tudo só foi decidido no último lançamento quando apenas 1m fez a diferença." Disse o professor Rennan Lopes. Dessa forma a EQUIPE CRONOS(segunda série) Venceu a  EQUIPE BODE GAIATO(terceira série) por 1 m e pode aguardar até o resultado nacional que irá decidir quem vai para o Rio de Janeiro participar da Jornada de Foguetes, pode ser que a distância ao rio seja de 1m.
O professor representante destacou a participação da EQUIPE HARPIA(primeira série) por não se intimidar diante de veteranos na MOBFOG, pois arrancaram uma distância significativa em relação a outras equipes que participam da olimpíada e enfatizou que esta equipe dará trabalho nos próximos anos.
O blog Ciências aqui!!! parabeniza todos os envolvidos no evento e deseja boa sorte a EQUIPE CRONOS que poderá ser uma das representantes nordestinas no Rio de Janeiro, pois, se for mesmo a distância do RN ao RJ seria apenas de 1m.



 Para saber mais sobre a MOBFOG veja os links abaixo:
EQUIPE PÉGASUS
EQUIPE PÉGASUS EM ANTÔNIO MARTINS
EQUIPE ALPHA 2010
II JORNADA DE FOGUETES PASSA QUATRO - MINAS GERAIS






0 comentários:

Postagens populares

Seguidores