Relógio carbônico

Blog monitorado

Monitoramento de terremotos

Image and video hosting by TinyPic

O sol hoje! clique aqui.

Clique e veja a lua

Clique e veja nosso planeta.

Tempo

OBA

TRADUTOR

Arquivo do Blog

Parceria







SIMULAÇÃO E IMAGENS DA TRAJETÓRIA DO METEORO RUSSO.


SIMULAÇÃO DE COMPUTADOR


IMAGENS DE SATÉLITE



Category: 0 comentários

Informações sobre a queda do meteorito na Rússia


Cerca de 500 pessoas ficaram feridas em consequência de um meteoro que atravessou o céu sobre a Rússia nesta sexta-feira (15), lançando bolas de fogo na direção da Terra, quebrando janelas e acionando alarmes de carros.
Segundo agências de notícias russas, o Ministério de Situações de Emergência do país informou que 514 pessoas ficaram feridas e buscaram assistência médica, incluindo 82 crianças. Destas, 112 foram hospitalizadas.
Moradores que estavam a caminho do trabalho em Chelyabinsk ouviram um barulho que parecia ser de uma explosão, viram uma luz forte e sentiram uma onda de tremor, de acordo com um correspondente da Reuters na cidade industrial, que fica a 1.500 quilômetros de Moscou.
O meteoro atravessou o horizonte, deixando um longo rastro branco em seu caminho que podia ser visto a até 200 quilômetros de distância, em Yekaterinburgo. Alarmes de carros soaram, janelas quebraram e telefones celulares tiveram o funcionamento afetado pelo incidente.
"Eu estava dirigindo para o trabalho, estava bem escuro, mas de repente veio um clarão como se fosse dia", disse Viktor Prokofiev, de 36 anos, morador de Yekaterinburgo, nos Montes Urais. "Me senti como se estivesse ficado cego pela luz", acrescentou.
Não foram relatadas mortes em consequência do meteoro, mas o presidente Vladimir Putin, que nesta sexta recebe ministros da Fazenda dos países do G20, e o primeiro-ministro Dmitry Medvedev foram notificados sobre os acontecimentos.
Não há informações sobre a relação da queda do meteoro com a passagem, nesta sexta, de um asteroide de 50 metros de comprimento a 27.700 km acima da superfície da Terra. A distância é menor do que a órbita dos satélites de comunicação.
Alguns veículos da imprensa chegaram a informar que uma chuva de meteoros teria caído sobre os Urais.
"Não foi uma chuva de meteoros, mas um meteoro que se desintegrou nas camadas baixas da atmosfera", disse à agência "Interfax" a porta-voz do Ministério para Situações de Emergência da Rússia, Elena Smirnij.
Elena acrescentou que a onda expansiva provocada pela queda do corpo celeste quebrou as janelas de "algumas casas na região".
A porta-voz ministerial também informou que a queda do meteoro não alterou os níveis de radiação, que se mantêm dentro dos parâmetros frequentes para a região.
Meteoro ou meteorito?
Quando um corpo rochoso vem do espaço e entra na atmosfera, ele é inicialmente chamado pelos astrônomos de meteoro. Caso ele comprovadamente atinja o solo, em vez de se desfazer em atrito com a atmosfera, ele passa a ser classificado de "meteorito", conforme explica o astrônomo Cássio Barbosa.
O objeto foi inicialmente noticiado como sendo um meteorito, em agências internacionais. Como ainda não há comprovação de que pedaços tenham sido encontrados.
Fonte:G1


Category: 0 comentários

Meteorito cai sobre a Rússia e deixa mais de 500 feridos

Um meteorito de cerca de 5 metros de comprimento entrou na atmosfera e caiu na região russa de Tcheliabinsk, no sul dos Montes Urais. Segundo autoridades locais, mais de 500 pessoas ficaram feridas com a explosão, testemunhada por milhares de pessoas.

O evento ocorreu à 01h20 pelo horário de Brasília (09h20 do horário local) a 80 quilômetros de Satka, uma cidade de 45 mil pessoas situada a cerca de 100 km da fronteira com o Cazaquistão e 2 mil quilômetros ao leste de Moscou.A entrada na atmosfera provocou uma gigantesca bola de fogo seguida de uma violenta onda de choque que quebrou as vidraças de diversas casas.



Fonte: 
Category: 0 comentários

De Marte a uma chuva de meteoros...

Parece que foi ontem quando em uma feira de ciências conseguimos, de forma fictícia claro, colonizar o planeta Marte, ir a Grécia antiga e ou ir ao espaço com as tecnologias espaciais, entre outras e outras feiras de ciências e eventos ocorridos no Colégio Efetivo - Umarizal RN e que compartilhamos juntos, amizades que fizemos e brincadeiras que jamais esquecerei.
Foram anos de glória, e anos, as vezes, difíceis de manejar. Vi alunos sendo papais e alunas sendo mamães, vi e ajudei muitos alunos a ingressarem no ensino superior dentro da área de minha atuação, e isso é o que me orgulha bastante, outros se foram para sempre, no entanto estão todos presentes em meu coração e além de tudo, sempre vivos!
Sei que contribui de forma direta e ou indireta na formação de cada um de vocês, e saibam que isso deixará muita saudade em meu interior, saudades esta que começará desde a viagem a Marte e vai até a uma observação de  uma chuva de meteoros durante a despedida do último terceirão que tive a oportunidade de acompanhar.
Como esquecer da Jornada de foguetes em Minas Gerais - Passa Quatro e dos passeios por Campinas-SP; São José dos Campos-SP e São Paulo -SP? Trilhamos nossos destinos em busca das grandes cidades do sudeste brasileiro, levamos a bandeira do nosso estado em nossos corações e representamos o nordeste brasileiro com honra, apesar da falha de nosso foguete ALPHA em 2010 vocês foram a grande equipe que deu o primeiro passo para que em 2012 a equipe PÉGASUS fosse campeã nacional de lançamento de foguetes em Vassouras -RJ.
Quantas olimpíadas compartilhamos? Quantas aulas extras foram ministradas? E quantas lágrimas vi descer no rosto de vocês quando me procuravam "para desabafar"? É muita história que não dá para teclar aqui neste espaço que criei no intuito de jamais me distanciar dos meus "ex-alunos". E, no entanto, chegou a hora de dizer adeus?
Assim como vocês, queridos alunos e alunas e colegas de trabalho, irmãos, pais e mães que encontrei nesta instituição de ensino, eu também tenho objetivos a alcançar em minha vida, e, neste momento, precisei deixar esta casa para conseguir  que realmente quero, na verdade, se aplica a mim também a frase que dizia sempre para meus alunos que concluíam o ensino médio: "Vá, voe bem alto, pois, suas asas estão formadas".
Peço desculpas se algumas vezes não fui a pessoa legal com todos durante este tempo todo que convivemos e agradeço a todos que fazem a família efetivo desde aqueles responsável pela limpeza até aqueles que cuidam da administração desta família que se chama EFETIVO- UMARIZAL. Obrigado por me acolher como filho desta cidade durante as segundas, quintas e sextas feiras.










Se exste palavras e ou frases para mencionar agora eu diria que todos vocês serão EFETIVOS em meu coração... Não direi adeus, mas direi ATÉ LOGO AMIGOS(AS)...
Category: 0 comentários

ENVIE UM EMAIL PARA O BLOG CIÊNCIAS AQUI!!!

Quem sou eu

Minha foto

Sou professor da rede privada de ensino lecionando as disciplinas Física, Química, Matemática e Ciências no COLÉGIO EFETIVO/MARTINS - RN. Graduado em Ciências com habilitação em Matemática - Licenciatura Plena - pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN -, graduado em Física - Licenciatura Plena - pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Professor de Física aplicada a radiologia, física aplicada ao petróleo e gás e Desenho técnico de cursos técnicos ministrados pela CENPE cursos, unidade Patu RN

Postagens populares

Seguidores