Relógio carbônico

Blog monitorado

Monitoramento de terremotos

O sol hoje! clique aqui.

sun

Clique e veja a lua

moon

Clique e veja nosso planeta.

eart

TRADUTOR

Arquivo do Blog

Parceria

QUÍMICA PERIÓDICA

EDUCADORES MULTIPLICADORES

Rádio Ciências aqui!!!

Sonda New Horizons faz o seu encontro com Plutão nesta Terça feira

Imagem feita pela sonda New Horizons. Crédito: NASA

Lançada em 19 de janeiro de 2006, a sonda New Horizons alcança sua máxima aproximação de Plutão nesta terça -feira, 14 de julho, quando ficará a cerca de 12.500 km da superfície do planeta anão e a cerca de 4,8 bilhões de km da Terra. A missão New Horizons é a primeira missão para Plutão e o Cinturão de Kuiper, área onde fica Plutão, e tem a nave mais rápida da história.
O envio de uma nave espacial nessa longa jornada ajudará os cientistas a compreenderem as propriedades da superfície, a atmosfera e a evolução de Plutão e de outros corpos localizados no distante e ainda misterioso Cinturão de Kuiper. Os estudos realizados através dos dados da New Horizons serão um grande passo para se conhecer melhor a história e a evolução da periferia do sistema solar.
"Corpos a grandes distâncias do Sol são considerados 'fósseis", relativamente inalterados, da formação do sistema solar. Informações sobre esses corpos, portanto, fornecem material para se entender a história e a evolução do sistema solar exterior. A missão permitirá conhecer Plutão com detalhes jamais obtidos e ajudará a entender um pouco melhor os 'mundos' mais afastados de nosso sol", explica o pesquisador Julio Camargo, do Observatório Nacional.
Plutão – cuja classificação é planeta anão – possui cinco satélites conhecidos (Caronte, Nix, Hydra, Kerberos, Styx), sendo Caronte o maior deles. O diâmetro de Plutão é de aproximadamente 2.380 km e sua temperatura próximo à superfície é estimada em -236°C. Plutão possui uma atmosfera tênue (cerca de 100.000 mais tênue que a da Terra) sendo nitrogênio (predominante) e metano seus principais componentes.


FONTE : ON - OBSERVATÓRIO NACIONAL
Category: 0 comentários

0 comentários:

Postagens populares

Seguidores